Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Normal ou Cesaria???

Hoje mais uma consulta de rotina, dessa vez levei muitas pergutas ao meu medico, entre elas sobre meu parto, depois de pensar, ler e refletir mudei de opinião. Sempre dizia que queria ter parto cesaria, não suporto a sensãção de dor, para mim sentir dor é algo traumatico, mas depois de tanto ler sobre partos eu mudei de opiniao a respeito do que quero, decidi pelo parto humanizado, este termo é usado muito recentemente, por muito tempo parto teve varios nomes, como:
Parto Normal
Parto Vaginal
Parto Natural
Parto Fórceps
Parto de Cócoras
Parto na Água
Parto sem Dor
Parto Leboyer

Dessse varios nomes, hoje esta sendo aplicado pelo OMS o termo parto humanizado, pois está centrado na mulher, nós podemos escolher como queremos ter nosso filho, ou cócora, na agua etc..podemos escolher como queremos e exigir de nosso medico. O numero de casaria tem crescido muito nos ultimo anos, o nascimento já é algo traumatico para o bebe, e o nascimento por casaria e algo mais traumatico ainda.
A OMS, lançou um manual do parto humanizado: http://www.amigasdoparto.com.br/jica.html, e constantemente estou dando uma olhada, apesar de não ter meu filho no Brasil, não custa nada ler sobre o tema e aprender mais ainda, assim na hora do parto eu não terei tanto medo.
Sei que a dor e inevitavel, mas é suportavel nunca vi dizer que alguem morreu por sentir dores na hora do parto, mesmo assim que pedi ao meu medico que aliviasse minha barra, por que mesmo sabendo disso tudo eu ainda tenho medo das dores intensas.

Para saber mais sobre parto humanizado veja a ONG, Amigas do perto :http://www.amigasdoparto.com.br/index.html


Conceicao Stazewski

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Conceição, que bom que vc achou o equilíbrio q estava buscando!

Acho que vc vai gostar do blog da
Carla.

http://carlabeatrix.blogspot.com/

bjs