Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Dias Frios!

Nasci no Maranhão, em uma cidade perto de Teresina - PI, a Primeira capital do Brasil a ser programada, sua arquitetura e moderna e geometricas, o clima, duas tipologias climáticas ocorrem no estado. A primeira, classificada por Köppen como tropical quente e úmido (Aw); domina a maior parte do território variando entre 25 e 27°C. As chuvas na área de ocorrência deste clima também são variáveis. Ao sul, indicam cerca de 700mm anuais, mais ao norte a pluviosidade aumenta, atingindo índices próximos a 1.200mm/ano.
O segundo tipo de clima predomina na porção sudeste do estado, sendo classificado como semi-árido quente (Bsh). As chuvas ocorrem durante o verão, distribuindo-se irregularmente, alcançando índices de 600mm/ano; pela baixa pluviosidade, a estação seca é prolongada (oito meses mais ou menos) sendo mais drástica no centro da Serra da Ibiapaba. As temperaturas giram na casa dos 24 a 40°C, tendo seus invernos secos. Mas isso tambem e variado por que as vezes chega 42 graus, o lance é que Teresina e quente e seco.
Tempos depois me mudei para o Amazonas, onde o clima Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante na Amazônia. As estações do ano apresentam-se bastante diferenciadas e a amplitude térmica anual é relativamente alta, variando de 28ºC no litoral do Pará até 40ºC no oeste amazonense. As chuvas, em quase toda a região, distribuem-se com relativa regularidade pelo ano inteiro mas podem-se encontrar também características de tropicalidade no Sul do estado. Os ventos também afetam as temperaturas. No verão, sopram os ventos alísios vindos do Sudeste, que por serem quentes e úmidos, provocam altas temperaturas, seguidas de fortes chuvas; no inverno, as frentes frias são geralmente seguidas de massas de ar vindas da Linha do Equador e trazem um vento quente.
Esses são os climas dos lugares que nasci e vivi, quando eu ouvi Djavan, na musica que ele diz: Um dia frio um bom lugar pra ler um livro e o pensamento lá em você... eu também pensava em uma lareira e uma xícara de chocolate, era o sonho.
Hoje moro num lugar frio, tenho lareira, mas dificilmente eu sento para tomar chocolate, engraçado não? Tudo isso se dar por que nos dias fros eu simplesmente não tenho disposição para andar pela casa.
agora é verão, e todos os dias eu saio para fazer minha caminhada matinal, hoje como qualquer dia sai cedo, depois é claro de preprar o café do meu esposo saí para caminhar o sol estava excelente, a pesar que algumas pessoas reclamam pelo sol quente eu simplesmente estou agradecendo a Deus por ele todos os dias, ao retornar da caminhada, fui ler meus emails, e depois arrumar a casa, que como fico sozinha aqui todos os dias, não tem muito o que fazer, então vou ler um livro até chegar a hora do almoço. Hoje eu almoçei e depois fui dormir um pouco, quer dizer descançar por que não consigo dormir durante o dia. Quando levante da cama estava com uma baita dor de cabeça, tudo por que no periodo que estou descançando o sol desaparece e surge nuvens carregadas e o templo fica nublado, sentia tanta dor que resolvi permanecer deitada com olhos fechados, e logo instataneamente minha disposição desaparece. È incrivel como isso acontece, se o Sol aparece minhas energias voltam, ao contrario eu simplesmente não posso fazer nada por que não tenho forças, parece que o sol age em mim como um carregador das minhas baterias, meu esposo tenta meter em minha cabeça que isso é psicologico, mas andei falando com algumas amigas que também são de lugares quentes e elas sentem a mesma coisa, Psicologico ou não eu sofro muito com isso, e ja estou preocupada por que meu filho irá nascer em pleno inverno, ai será minha maior prova ter disposição para cuidar dele.
O fato é que não aproveito o dia frio para tomar meu chocolate e nem ler um bom livro, simples assim, fico deitada com olhos fechados de tanta dor de cabeça.
Isso prova que a pesar do ser humano ser adaptavel, ele sofre muito até consegui se adaptar, e nem sei até quando eu irei sofrer para me adaptar a este clima frio, sendo eu da região mais quente do País.


Nenhum comentário: