Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Mais um pouco sobre mim!!! so para variar!!


Oi pessoal,
Hoje resolvi falar um pouco sobre mim, ja falei do meu esposo e um pouco de sobre minha chegada aqui nos EUA, as fotos acima sou eu.. este dia fomos ao jardim Nacional em DC, passear um pouco, como sempre sentia muito frio, fomos, minha sogra, nosso amigo Erik, Boyd e eu, o passeio foi agradavel, estava um pouco indisposta, por causa do frio, essa é a reaçao que o frio causa mim, por menor que seja já é um motivo para eu ficar muito indisposta, estes dias esta otimo está no verão, mas de uns dias para cá tem feito um vento frio dai eu prefiro ficar dentro de casa, ja estou pensando no inverno,   programava ir ao Brasil para ficar la pelo menos a maior parte do tempo frio, já não penso mais,  por que nascerá nosso amor Maior, nosso Baby, em novembro...  estamos muito ansiosos para ver a carinho dele ou dela, saberemos na proxima semana.
Mas enfim, estou aqui para falar um pouco dessa figura, linda, maravilhosa, inteligente, e alegre.. ops..não é a vez de falar do Boyd agora é de mim ..vamos começar de novo, então..?
Quem sou eu? Bem sou Conceição, Maria! Não posso esquecer  que sou Maria também..ok!
Maria da Conceição Staszewski.. na verdade omiti o Gomes, não, que não goste, mas para ficar menor, por causa do casamento,  tirei o Silva, mas amo Silva..sou Silva da minha mãe e Gomes do meu pai. Nasci no Maranhão no interior do MA, em uma cidade chamada Matões..quase niguem conheçe é uma cidade pequena, mas com pessoas muito boas, e inteligentes, não cresce muito por causa da politica, que não ajuda e o povo idem por não saber votar, sai dessa cidade com apenas 8 anos, e fomos morar em Timon, perto de Teresina capital do Piaui, um estado que amo de paixão, morava em Timon e trabalhava em Teresina, mas isso não era previlegio so meu, na verdade quase todas as pessoas faziam isso todos os dias, afinal era um único lugar que tinha emprego e apenas 10 mim de Timon, depois mudei para Teresina, morei sozinha, quer dizer tentei por que minha mãe sempre preocupada mandava alguem ir dormir em minha casa para eu não dormir sozinha, isso é corujisse, e Boyd ainda diz que sou mimada, quem fez isso comigo? Mesmo sendo "mimada" sempre fui pé no chão nunca desejei nada além do que podia ter, minha familia eh simples, passamos por varias desafios na vida, e o pior dele para mim foi a separação dos meus pais, foi algo que até pouco tempo eu não havia digerido, mas esse tempo todo eu lutei para trazer meu pai de volta para casa, eu nunca aceitei tal decisão, e no ano passado, soube que ele estava doente,  em Brasilia, não hesitei consultei com meus irmãos e trouxe ele de volta ao nosso convivio, agora com 70 anos, depois de quase 20 anos longe de casa ele retornou, e minha familia esta muito feliz, acho que ele tambem pois agora ele viu que seus filhos e sua esposa estão sempre perto dele, minha mãe sempre se fazia de forte mas eu sabia que ela tambem sofria, para meus irmão foi dificil, mas como era a mais nova foi mais dificil ainda, Minha Mãe, meu Deus, por mais que eu procure no dicionário palavras para desecreve-la, não teria, como diz meu sobrinho ela é um misterio de Deus uma pessoa fora do comum em bondade, meiguice e amor, o rosto dela ja transmite isso, fico muito feliz quando alguem diz que sou a copia da minha mae, queria mesmo ser igual a ela, o amor que ela tem pelas pessoas, o senso de servitude, mas... tambem ela é muito dengosa, eu nem posso falar por que sou do mesmo jeito adoro um carinho,  sou a sexta filha e quando eu nasci todos ja estavam grandes, e adivinha de que era as atençoes da casa? Mas eu não era uma pessoa facil assim como não sou ainda, sempre fui muito rebelde a ponto da madre do convento pedir que eu deixasse o lugar para alguem que quisesse realmente, na epoca eu queria, mas não aceitava algumas imposições, deixa para lá, ela fez o melhor para mim, embora tenha sido dura nas palavras, mas a vida muitas vezes foi mais dura do que aquelas palavras comigo, tempos depois conheci a Fé Bahá´í e hoje sou bahai e uma pessoa como posso dizer completa, pois sei exatamente o que eu quero e para onde ir, tenho rumo certo, que as vezes são cheios de desafios, mas o que seria do sucesso se nao tivessemos desafios?
Em 2004, decidi mudar de cidade e resolvi  morar me Manaus, Manaus. meu Deus, meu inicio de vida la foi muito dificil, muitas vezes eu quis voltar, mas como sou do tipo que quase nunca recua, fiquei por la mesmo, o tempo foi passando e hoje, amo Manaus como se fosse minha cidade Natal, sou manauara de coração, e com muito amor, morei em Manaus, 4 anos até conhecer meu esposo que foi fazer um trabalho na instituição que eu trabalhava, e foi amor a primeira vista ( mas detalhes vide meu livro em breve), nossa historia começou realmente com uma lagrima e um sorriso, ( explico no livro), ele retornou ao EUA e aprendeu portugues, pergunta se eu aprendi ingles? nadica de nada, e em fevereiro do ano seguinte nos casamos, e entre uma conversa e outra eu tentava convece-lo a morar no Brasil, mas nao tive sucesso até ele me fazer uma proposta, vamos morar nos EUA, e tentamos um ano se voce não gostar mesmo, retornamos ou Brasil, e bem estamos no mes de junho, tenho 3 meses aqui, não posso dizer que amo morar aqui, por que como nordestina tenho uma herança cultural muito forte, mesmo morando em Manaus, eu nuca deixei de ser Maranhense em minha forma de falar, e agir e até mesmo na culinaria, a pesar de amar a culinária Manauara.
Meu inicio aqui foi muito pertubador, eu ja relatei em outro texto ( EUA x BRASIL LIÇOES APRENDIDAS), as coisas foram mais dificeis do que imaginei, estava preparada para algumas coisas mas outras não esperava passar, na verdade o texto abaixo nao fala de todos os detalhes até por que eu não pretendo falar de coisas triste, mas, apenas dizer as liçoes que tirei de cada situação.
Em Manaus conclui minha faculdade de Pedagogia, trabalhei como coordenadora de capacitacao de RH, e coordenadora de projeto com pre- jovens, trabalhei tambem com idosos, que apredi muito e quem sabe irei estudar Gerontologia, eh uma idade fascinante, alegria, amor, e tudo de bom, dei alguns treinamentos sobre lideranças e educacao de crianças, diziam que eu era bombril. Eu adorava o que eu fazia me sentia realizada e útil.
Nunca fui uma pessoa triste, sempre tive uma boa auto-estima, mas tinha meus momentos de tristezas, na verdade momentos, sempre procurei ser alegre e sempre distribuir alegrias as pessoas, nao me sinto bem perto de pessoas baixo astral, entao tento anima-las, na juventude minha  auta-estima foi um pouco baixa, causada por conseguencias de alguns acontecimentos traumaticos, que ja estao superados. Minha mae e meu pai sempre trabalharam para sermos unidos como irmaos e obdientes, e que nunca desejasse aquilo que não podia ter a menos que trabalhasse, meus irmãos começaram trabalhar cedo, (os homens), lembro que meu pai  os colocou para trabalhar sem ter salario, so para não ficar na rua, e isso fez deles os homens que são hoje responsaveis, e trabalhadores, minha irmão mais velha morreu a 2 anos foi uma dor muito grande, mas depois de ve-la sofrer por 16 anos com uma doença rara no cérebro compreendemos que era o melhor para ela.
Sempre fomos muitos juntos, eu e meus irmãos, brigavamos, mas quem nao briga,  eram momentos, por que nossos pais, nunca deixavam que ficassemos muito tempo sem nos falar, de todos os filhos eu sempre fui a mais rebelde, por tanto  quem mais foi reeprendida, fiz cada coisa que minha mae dizia para mim: Espero que voce tenha uma filha igual voce, so para saber o que passei,  espero que minha filha ou filho, seja um pouco diferente na rebeldia, mas o mais eu gosto de mim, gosto da forma como fomos criadas e o resultado de nossa educacao e a pessoa que somos hoje, muito embora so hoje eu reconheça o valor da educação que recebemos, minha mãe não foi alfabetizada, nós fomos para escola e ja adultos ajudamos nossa mãe se alafabetizar,  mas sei que sabedoria não se recebe nas escolas, minha mae mesmo sendo uma pessoa que sofreu muito na vida, filha de mãe solteira e ainda por cima criada por outra familia, sempre foi um mulher..MULHER, sabia e muito amorosa.
Depois que fui morar em Manaus eu compreendi muito sobre minha mae, e minha familia, mas aprendi a viver longe de casa, em Manaus conheci uma pessoa maravilhosa, que a considerava minha segunda mãe, mas literalmente mãe, quando descobri que tinha sindrome do panico, essa senhora praticamente deixou a casa dela e mudou para meu pequeno Apt, so para ajudar-me, dormia as noite comigo, já que minha fobia acontecia na maioria das vezes a noite o medico recomendou que eu procurasse não dormi sozinha, então ela deixava sua casa todas as noites para dormir comigo, em troca de um muito obrigada, não tinha dinheiro para pagar e mesmo se tivesse não teria valor isso, fora ela muitas outras pessoas se preocupavam comigo, quando ela não podia tinha outras pessoas, que iam, ou entao se eu ficasse sozinhas as vezes que tentei, no meio da noite eu tinha A COISA, é assim que a chamamos, eu ligava para um casal amigo que sem hesitar iam me buscar me casa, qualquer hora da noite, não eh fácil lidar com isso, não é depressão que graças a Deus não tenho,  algumas vezes uns momentos tristes, mas que logo eu me recupero, mas Sidrome do Panico e algo que não desejo para ninguem, se voce não tiver cuidado pará sua vida, como vi em algumas vezes que fui fazer algumas paletras sobre  o tema, sobre minhas experiencias e como descobri que tinha isso, meu teraupeta achou que seria bom por que eu tinha uma recuperção muito boa, mesmo sabendo que algumas coisas me limitariam eu enfretava meus medos, muitas vezes sai de restaurantes ou shopping por que não podia ouvir nem ouvir nem ver muitas pessoas, depois irei escrever só sobre isso. Assim sou eu, minha vida sempre foi uma caixinha de supresa até para mim mesmo, depois de um tempo eu deixei de planejar minhas açoes e confiar em Deus, aproveitar as oportunidades dada por Ele, e ter fé, muita fé, quando digo deixei de planejar não quer dizer que sento e fico igual ao musica do Raul, com a boca escancarada cheia de dente esperando a sorte chegar..(na musica ele diz morte)..mas eu não fico esperando a sorte sou de agir, aprendi a reconhecer o momento certo e agir, aproveitando todas as oportunidades e aprendendo com os desafios e fortalecendo minhas debilidades e claro resaltando minhas qualidades.
nunca planejei morar nos EUA, na verdade eu era meio anti - Estados Unidos, anti- enlatados, anti - MaC donalds, anti-artificiais, casar com Americano era pesadelo, dai podemos ver por que eu nao fico planejando, as coisas Deus decide por mim , as coisas que eu dizia que não ia fazer, como sair de casa e morar sozinha por exemplo,  mas nunca, isso era uma idéia remota e sai, gostei que hoje mesmo que fosse solteira nao saberia voltar para casa, na verdade uma vez que você sai, voltar eh diferente,  enfim, ainda continuo anti- artificiais, um amigo disse hum quando voce tiver morando la vai ver logo vai gostar de Macdonald, eu nao disse que nao gostava so não adoto como algo indispensavel, vivo sem numa boa, e ja estou ajudando meu esposo que vivia nos haburgues a comer comida, de verdade e saudavel feita em casa, suco, natural ele ja ate sente falta quando não tem e quando faço se eu não tomar logo ele usa tudo, fico feliz, moro aqui, mas não sou obrigada a concordar com o tudo, respeito mas não adoto para mim algumas coisas, os fast food da vida, prefiro a comida artesanal que aprendi com minha mãe. Meu esposo já até esta acostumado, talvez uma coisa ou outra, mas pelo macarrão todo dia ja acabou em nossa casa, sem falar que quando  faço, macarronada faço artesanal, eu não esquento aquele molho e uso em cima, eu faço meu próprio molho.
Pode ser que no futuro eu adote uma coisa ou outra, mas espero que não, mas não digo nunca mais dessa água não beberei. Eu gosto de viver aqui, estou aprendendo sei que nao muito tempo eu ja estarei em minha casa,digo em minha casa, me sentindo em minha casa mesmo, este pais e muito bom tem tudo que se precisa, as pessoas sao abertas pelo menos onde vivo.
Eita!!!!! ja escrevi demais poderia ter separado em capitulo,  fico por aqui o capitulo completo esta em meu livro que breve será lançado.. não me pergunte quando.
E lembre-se " A TERRA É UM SÓ PAÍS"

Nenhum comentário: