Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

domingo, 15 de junho de 2008

Lições Apreendidas - II, Somos o que somos ou o que podemos ser?




Somente hoje sentei para ler a mensagem do Ridvan de 2008. Parece mentira mas eu fiquei esperando um dia tranquilo para sentar com calma e estudar esta tão importante mensagem aos bahais do mundo e refletir sobre o que a Casa esta nos dizendo, é uma pena por que na verdade tambem eu esperava estudar ela com meu esposo e esperava ele ter tempo, mas ultimamente ele anda muito ocupado, ele até que ja leu a mensagem junto com a própria Casa de Justiça na ocasião da Convenção, mas eu disse-lhe que juntos podíamos aprender mais ele me passava suas aprendizagens e quem sabe, ter novas percepções do material, mas enfim não deu, mas ainda vamos estudar juntos.
Durante a leitura e me pus a refletir um pouco sobre as palavras da Casa diante do atual estágio de nossas instituições das ações que estão sendo desempenhadas pelos individuos ao redor do mundo e mais ainda da situação dos bahá´ís do Irã, que a pesar das multiplas preserguições, eles estão ombreando sem reservas os serviços de nossa Amada Causa.
Na mensagem a Casa fala da postura que devemos ter diante da humanidade, fiquei feliz com o avanço de nossas instituições, e mais ainda com avanço do empenho das iniciativas individuais que está ocorrendo no mundo, isso está aumentando o processo de entrada em tropas, mais e mais pessoas estão reconhecendo e aceitando aqueles princípios que são o caminho para a PAZ MUNDIAL, estão “ombreando a responsabilidade pela vitalidade espiritual de suas comunidades realizando energicamente aqueles atos de serviços condizentes com um padrão saudável de crescimento”. E a postura adotada, uma postura de humildade para aprendizagem, coragem sabedoria etc., é realmente encorajador ver o crescimento de Nossa tão Amada Causa, cada vez mais ciente estamos dos processos pelo quel o mundo estã passando, “integração e desintegração”, testemunhamos o “aumento da receptividade á Fé em todas as partes do globo”. Os sistemas mundiais estão falidos as velhas arvores fruto algum ja nao produzem e nosso trabalho diante de dessa situação, é levar mais e mais esperança ao coração daquelas pessoas que buscam por sua identidade.
A casa ainda afirma que essa receptividade irá aumentar a medida que a agonia da humanidade se intensifique, parece assustador, mas é a oportunidade que temos de levar aos coraçoes dos homens os ensinamentos que irá garantir para eles e para todas raça humana a paz e traquilidade.
Percebemos que nosso processo de capacitação para atender tais demandas, esta avançando mais rapido, a humanidade está sedenta, com fome e muitas ainda não poceberam, que os valores morais e espirituais estão sendo deturpados, o mundo vive em grande agonia e o remedio está em nossas mãos.
Shoghi Effendi já enfatiza  os bahá´ís não procuram sua salvação individual e sim coletiva, não queremos levar todos para o céu e sim trazer o céu para este mundo, a pesar de cada ser humano carregar a responsabilida por sua vida, todos nos  somos responsavéis juntos pelo bem da coletividade, bem da humanidade, por que não podemos criar “uma sociedade de ouro com indivíduos de pedra” , se eu não melhorá como pessoa o outro não poderá melhorar também, é uma relação de troca mútua. Como baha´is nós estamos empenhados em levar aos corações de cada ser humano os ensinamentos que irá garantir o bem do mundo. Cristo afirma em sua oração “ Que seja feita Vossa Vontade aqui na terra como é feita no Céu’ tenhamos certeza ja afirma a Casa Universal de Justiça “ que nosso  processo de capacitação... ainda está em seus estagios iniciais”, e nos próximos anos o tumulto o estado caótico do mundo ira testar nossas capacidades até seus limites.
Obeservamos uma humanidade exaurida pelas forças da opressão gerada por todos os lados, preconceitos de todas as formas, o materialismo desefreado, e pior todas estas forças estão mascaradas, o preconceito está escondido atrás da tolerância, - mas o que é tolerar? Tolerar é aguentar, suportar algo com paciência. Acredito eu que apenas suportar não dar segurança de levar isso por toda a vida, ele está ali, está escondido e em algum momento essa minha “ Tolerância” pode chegar ao fim, e o que estã dentro pode sair e de forma mais brutal. Posso estar errada, talvez eu não esteja compreendendo, mas acredito que devemos nos esforçar para desenvolver um amor dentro de nós amor que seja genuíno puro,  e assim, só então teremos forças para levar avante esse peocesso de integracao do mundo, por que só amor, “ é paciente, bondoso, tudo suporta, tudo perdoa e não pede nada em troca”, não é condicional age sem reservas e não busca seus próprios interesses. Não quero fechar meus olhos e cair na armadilha, não posso, não devo.
O mundo precisa de amor que seja verdadeiro e isso está realmente dentro de cada um de nós uma vez que somos a própria essencia do amor, por que Deus ao nos criar, primeiro Ele nos amou e so então nos criou e por que eu não amo? O amor brota de nossos corações,o amor que o mundo precisa não pode ter nenhuma mancha, nenhuma máluca.

Nossa sociedade está imersa no mar do materialismo, e é enconberta pela praticidade, pela necessidade, eu preciso de uma vida prática, assim posso agir ganhar tempo, mas tempo para que?
Para familia? Amigos? Mais trabalho? Servico a humanidade? Para que queremos tempo.  Não podemos fechar nossos olhos, nossa família sente nossa falta, não sentamos mais para tomar cafezinhos com nossoas amigos, colocar as conversas em dia, contar piadas as vezes sem graças mas so o prazer de estarmos juntos ja compenssa, as cartas já nao existem para algumas pessoas, até mesmo os jogos que precisavam de duas ou mais pessoas, agora podemos fazer isso sozinho, as relações humanos estão distantes e as pessoas se sentem solitárias e as vezes não entendem por que, as maquinas tomaram conta de nossas vidas com a internet estou conectada com o mundo, posso falar com meus amigos e ao mesmo tempo fazer outra atividade, não preciso vê-los,   posso falar com todos, famílias, amigos tudo muito rápido, não estou aqui condenando a internet que aliás tem me ajudado muito, talvez eu esteja so refletindo sobre algumas de nossas atitudes em relacao seu uso, ela uniu o mundo mas algumas separou as pessoas, talvez isso não era o propósito de que a criou, mas nós fizemos ela se tonar isso, sei que tem mais vantagens do que desvantagens, nós é que substituimos as pessoas pelas maquinas, por exemplo, um pai que não tem tempo para o filho, para compensar dar-lhe um computador de ultima geração com internet, mas a presença dele é o que realmente a crianças queria, e a magia do olhar, do abraçar do toque, das coisas que acolhem fica sem existir vai perdendo seu lugar, e as pessoas estão cada vez mais doentes, doentes da falta, falta de carinho, falta de afeto, de cuidado, um pessoa triste as vezes não quer ouvir palavras, mas um abraço é tudo que ela quer.
Meu marido diz que muito mimada, no inicio eu ficava furiosa, depois eu aceitei, e hoje eu digo sou mesmo e gosto, e digo mais, meu querido, não sou eu, é o povo que gosta de me dar carinho, e sabe por que? Por que eu sei receber, portanto não sou mimada sou amada, e gosto, eu gosto de um abraço, de um toque, gosto de sentar e comer pipoca tomando suco de cajú.
As vezes que nós saimos aqui para um restaurante, ele pergunta o que eu quero bebe, eu olho e digo agua ele diz água e por que so água? Eu digo por que é a unica coisa natural que vejo aqui, e suco eu faço em minha casa, compro as frutas e eu mesmo faço, outro dia eu conheei uma senhora brasileira conversamos muito e falamos de muitas coisas, eu disse sabe o que estou com saudades, de um bolo que minha mae fazia e que em Manaus eu comia muito, de milho com coco, eu disse-lhe até que quero fazer mais como ainda  não conheço os ingredientes em inglês eu nao me arisco, ela falou menina por que perder tempo, compra uma caixa pronta e faz é muito mais pratico, eu ouvi e nada falei, é o ponto de vista dela, mas para eu gosto da magia, de meter a mão na massa, mexer todos os ingredientes , e ter todo esse trabalho.
Em outro dia fui ao medico para ver como anda a gravidez, rotina mensal, no consultório tinha muitas mulheres com seus bebês, todos dentro de uma cesta, parecia cesta de compra daquela que a mamae levava para feira e trazia com as compras, acho que o nome é Moisés, é um troço bem prático, eu olhei aquilo e disse ao Boyd amor não inventa de comprar isso para nosso filho, ele falou que aquilo era muito prático, enquanto você estava com o bebê podia fazer outras coisas como atender celular, ler revistas, eu disse que meu filho não era mercadoria, eu queria ele sempre perto de mim, aproveitar cada hora dele perto do meu peito, do meu coração, esse objeto separa a mãe do bebê, a crianças e levada de um lado para outro como se fosse mercadoria eu não quero isso, sei que meu filho so terá uma infància e para crescer é muito rápido, quero aproveitar cada momento perto dele, quero que ele ocupe o espaço que é dele e de mais nada, não tem celular não tem revista quando eu estiver com ele, meu esposo disse ja estou vendo duas crianças em casa, você e o bebê, eu disse quero ser sim e quero que meu filho seja uma eterna criança, claro que em sua educação quero que ele desenvolva todas suas capacidades e potencialidades, mas sem perder a magia da vida, que so as crianças podem ver. Minha mãe teve seis filhos não precisou disso, por que eu iria querer usar isso com meu filho ja que não foi usado para mim.
Esses dois exemplos que dei em parte para ilustrar o que estou tentando dizer e tambem para que eu mesma possa lembrar sempre dessas palavras e não cair na armadilha da praticidade que tanto separa as pessoas, já não podemos ficar parados diante dessas situações, a humanidade sofre embora muitos ainda não percebem, as relações entre as pessoas estão esfriando, uma amiga que vive em outro país agora está de volta aos seu país de origem, e tudo por causa da frieza que ela vem enfrentando pela frente a frieza do clima e das relaçoes entre as pessoas, que algumas vezes não se cumprimentam nem por educação,e quando o fazem não olham nos olhos, ela disse que por mais que seu país não seja a maravilha do mundo, como alguns acham, as pessoas conseguem se olhar nos olhos, e se comunicar, e grandes amizades surgem de uma simples caminhada, isso ainda é magia, que para quem se dar conta não pode deixar acabar.
Amar é ser útil é servir ás pessoas, isso gera uma força, quando servimos com sinceridade uma energia e gerada e, não só as pessoas, mas tudo ao nosso redor é vivificados mesmo inconscientemente e nós mesmo ficamos felizes, é um misterio e há que não acredite, mas sendo todos nós filhos de Deus, irmão e nascidos da mesma vida, é perfeitamente possivel acontecer. Costumanos nos ver apenas nos aspectos fisícos, assim somos todos diferentes mas do ponto de vista da criação, fomos criado pelo mesmo Criador, portanto somos iguais, sabemos que por detrás do mundo fenomênico que está em mutações constantes está o reino que nao muda, o reino de Deus, e é este reino que estamos trabalhando para trazer a terra.
“O DESTINO DA HUMANIDADE ESTÁ EM NOSSAS MÃOS OUSARÍAMOS ESPERAR”?

Nenhum comentário: