Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Semana da amamentacao!


Com o slogan “Se o assunto é amamentar, apoio à mulher em primeiro lugar”, a Sesau – secretaria de Estado da Saúde, por meio do HMDR – hospital e maternidade Dona Regina e da área técnica de Saúde da Criança celebra a partir desta sexta-feira, 1º de agosto, a XVII Semana Mundial de Aleitamento Materno.A abertura da semana mundial acontecerá no pátio do HMDR e contará com apresentações musicais, painéis fotográficos e depoimentos de mães, dentre outras atividades. O evento será voltado para pacientes, mães doadoras e servidores do Hospital.
Segundo a presidente do CAM – Comitê de Aleitamento Materno do HMDR, Lívia Engers, um dos objetivos do evento é estimular o aleitamento materno exclusivo logo após o nascimento até o sexto mês e complementado até os dois anos de idade, visando a redução das taxas de morbimortalidade neonatal e das mortes entre os menores de cinco anos.
O tema deste ano propõe trabalhar com a informação e a conscientização da população sobre a necessidade e a importância de prover apoio à mulher para amamentação e incentivar a criação de condições de excelência nos círculos sociais em que a mesma está inserida, como família, amigos, local de trabalho, governo etc.
Silvia Gomes, gerente técnica de Saúde da Criança, ressalta a importância da promoção desta semana, tendo em vista que as práticas de alimentação infantil afetam diretamente o estado nutricional da criança e, conseqüentemente, têm impacto sobre a mortalidade infantil.
Até o dia 07 de agosto serão desenvolvidas várias atividades em todo o Estado, com o intuito de incentivar, orientar e promover o aleitamento materno. Dentre as atividades, vale destacar a implantação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno, e a realização da II Pesquisa de Promoção do Aleitamento Materno, que avaliará a situação do aleitamento materno e alimentação complementar em crianças menores de um ano na capital Palmas.A Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada anualmente há 17 anos em 120 países, sendo que no Tocantins acontece desde 1997. Em Palmas, o Hospital Dona Regina contará com uma programação especial. Além destas atividades, a Sesau conta com ações permanentes de incentivo e promoção ao aleitamento materno:

INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA: Os hospitais e maternidades Dona Regina e Dom Orione de Araguaína (hospital que possui convênio com o Estado), e o hospital regional de Augustinópolis são credenciados pela OMS – Organização Mundial de Saúde como Hospitais Amigos da Criança, por inserirem em suas rotinas hospitalares ações que promovem e incentivam o aleitamento materno, visando à redução da morbimortalidade infantil. Os hospitais regionais de Paraíso, Gurupi e Arraias estão em fase de implantação e credenciamento junto à OMS.

BLH – BANCO DE LEITE HUMANO: O Hospital e Maternidade Dona Regina possui há seis anos um banco de leite humano que coleta e proporciona leite humano aos bebês prematuros, de baixo peso ou os bebês que não podem temporariamente ou definitivamente receber leite materno de suas mães. Em Araguaína está sendo implantado outro banco de leite no Hospital e Maternidade Dom Orione.

PROJETO BOMBEIRO AMIGO: O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, em parceria com a Sesau, capta doadoras e realiza coletas domiciliares de leite materno para o BLH do HMDR e orienta quanto à importância do aleitamento materno.METODO MÃE CANGURU: Um projeto de humanização da assistência neonatal baseada em quatro eixos fundamentais: acolhimento do bebê e de sua família, respeito às particularidades de cada recém-nascido, promoção do contato pele a pele o mais precoce possível e o envolvimento da mãe, do pai e da família nos cuidados com o bebê. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde)


Nenhum comentário: