Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

sábado, 19 de dezembro de 2009


1 ano de Idade - Eita fase dificil.



Depois de saber que ia me tornar mae comecei a participar de varios grupos de relacionamento para maes, de varios forum, vezes dando sugestao e vezes pedinco ajuda, ja li varios livros comprando ou baixando na internet, sei responder sobre muitas coisas, mas nossos filhos sao umas caixinhas de supresa.
Quantas vezes nos forum as maiores reclamacoes sao, meu filho tem 1 ano de idade, e ja nao tenho mais paciencia, muitas maes, desabafam que choram pois as vezes nao consegue aguentar e grita, bate na parede, e depois sentem remossos, a grande maioria das maes nao dorme direito a noite ( normal), eu mesmo so uma dessas, que passa horas acordada, o meu filho acorda a cada duas horas e quando ele volta a dormi ja nao consigo mais dormi, quando estou entrando na parte boa do sono el acorda novamente.
A maioria das maes, perdem a paciencia, e depois ficam arrependidas, comigo nao e diferente.
Esta fase de 1 ano de idade e muito dificil, eles querem explorar tudo, sao independentes e nao querem ouvir o que os pais falam.
Segundo o Dr.Ruy Pupo filho
Por volta de 11 meses o bebê consegue movimentar-se apoiado nos móveis ou seguro pelas mãos. Já deve comer sozinho, mesmo que demore muito, use as mãos e faça muita sujeira.
Com 1 ano de vida começa a andar sozinho, sem apoio. Pode dar adeus com a mão, bater palmas e falar umas duas palavrinhas. Gosta de balançar o corpo, dançando ao som de musicas conhecidas...
Meu filho caminha sozinho desde dos 9 meses, hoje ele corre, em todos os lugares da casa e onde vamos, na academia que frequento tem uma sala para as criancas, meu filho e o unico que nao fica na sala, todas as criancas ( todas sao americanas, somente o Zachary tem mistura brasileira) ficam na sala vendo TV, brincando, e a Baby sitting fica la para olha-los, porem ela sempre me devolve o Zach, dizendo que ele nao quer ficar na sala, ele adora correr, ai tenho que arrumar um jeito de fazer execicio com ele perto subindo em mim, e tirando a concentracao do pessoal da sala, ainda bem que a professora e super bacana, porem nao posso ficar o tempo todo com ele.
Combinei com meu esposo de ficar com ele na hora do meu exercicio, ajudando na sala, foi pedido da propria Babysitting, para que eu possa realizar meus exercicios.
O que Zach quer, e correr em toda academia, ele fala com todas as pessoas, somente uma semana e todos ja o conhecem por la, quando chegamos eles dizem, Oh Zach You Back!!
E ele ri para todos.
Onde vivemos esta muito frio, e as vezes nao podemos sair para brincar fora de casa, hoje por exemplo ta nevando e muito, nao podemos abrir a porta de casa devido a neve, e isso stressa muito meu filho, deixa-o super chatinho, e entao comeca as birras, so quer colo, quer tudo que ver e quando nao damos ele se joga no chao, as vezes estou sem paciencia e peco ajuda de Boyd, conto ate 10, ops ate 1000, ate me recuperar.
"Para estimular e ajudar no desenvolvimento, procure sempre dar estímulos e proporcionar, além de apontar objetivos para serem alcançados. Pode-se usar brinquedos de puxar e empurrar ou que fazem barulho. Também as músicas, cantadas ou reproduzidas, em variadas situações, são ótimas. Os brinquedos de encaixe podem atrair a atenção da criança durante um bom tempo.
Após 1 ano, a criança cobra muita atenção por parte dos adultos. E quando não consegue...Birra! É preciso ensinar os limites, ninguém pode fazer tudo o que quer na vida. É preciso dizer não, com calma e paciência e firmemente agüentar a crise de birra sem se alterar e sem voltar atrás no que foi decidido, sob pena de desmoralizar e desautorizar o adulto perante a criança. E eles logo aprendem a explorar as possíveis incoerências dos adultos...
Muitas vezes a criança reage com um comportamento impróprio (batendo a cabeça na parede, vomitando, perdendo o fôlego, batendo no adulto, etc.). Uma vez garantida a saúde e a segurança da criança, este comportamento deve ser ignorado até que cesse. O adulto finge que está entretido com outra atividade, não demonstrando a menor atenção direta com o bebê. É claro que na verdade ele está acompanhando tudo, podendo intervir a qualquer momento em que a criança de fato necessite.É importante tentar economizar as negativas, às vezes melhor do que dizer “não” é desviar a atenção dela para outra atividade permitida."
Seguimos este maravilhoso caminha da maternidade!
Aprendendo sempre, errando de vez em quando, acertando muitas vezes, nao existe uma formula, existe amor e vontade de aprender, vendo as experiencias, lendo nos livros e mais importante pretanto atencao ao nosso proprio filho, eles sao os maiores mestre da educacao.

Um comentário:

Joice Worm disse...

Este foi o primeiro ano de uma série. E cada ano é mais uma caixinha de surpresa. rs.
Tenho uma com 20 anos de surpresas e outra com 17 anos de surpresas. Todas boas!
FELIZ 2010 para esta família linda.
Muac!