Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

terça-feira, 24 de março de 2009

Coisas que aprendi sobre bebes! MITOS E REALIDADES.
Nestes 3 meses de vivencia como mae, tenho aprendido muitas coisas a respeitos do bebes, umas verdade outras mitos.
citarei os mitos primeiro:
MITO 01: Bebes tem que dormi sozinhos.
Isso nao e verdade, os bebes precisam das maes para domirem, eles tem que sentir seguranca para poder dormi. Imagina voce que e adulto sozinha no meio da floresta, sabendo que tem cobras, oncas, e muitos outros tipos de animais perigosos, Voce dormiria?
Mito 02: Horarios para Mamadas.
Aprendi depois de meu filho chorar muito, que mamada deve ser dada em Livre Demanda,
MITO 03:Quanto mais cansado, melhor o bebê dormirá.
Quando zachary esta muito cansado, ele nao dorme mesmo, nem adianta insistir.
MITO 04: bebês dormem em silêncio.
Nao e verdade, Zachary, me deixava louca com isso, eu ficava tao agoniada, e logo pegava ele, ate que depois de tanto pesquisar encontrei esse texto:
...Quando o bebé se agita no sono ele está a sonhar! Este é o erro mais frequente dos recentes pais e que conduz a graves distúrbios de sono na criança. Poucas pessoas conhecem esta realidade do sono agitado e é frequente interpretar tudo como um sinal de acordar ou sinal de sofrimento. Não é a boa altura para levantá-lo da cama e de acordá-lo de verdade pois isso destabiliza completamente os seus ciclos de sono.
E muitas vezes na minha ignorancia eu pegava Zachary por que achei que ele estava sofrendo ao dormir. Confesso que ainda nao me acostumei.
MITO 05: Bebes que dorme sozinhos e em seus quarto e mais idependente.
Antes de ser mae, eu compartilhava dessa ideia, mas quando meu filhos nasceu, eu nao resistir, e pus um berco para ele no meu quarto, meu esposo no inicio nao gostou da ideia, mas eu insisti com ele, fiz varias pesquisas, e perguntei a varias pessoas, comecei a participar de comunidade no Orkut que defendo isso, ate achar argumentos convincentes para mostrar ao meu esposo, e hoje ele nao resiste mais e no meio da noite ele pega Zachary e coloca em nossa cama conosco, e tem dias que Zachary dorme comigo na cama, e Boyd sempre o pega e coloca-o no berco, mas tem noites que ele diz que nao quer icomodar nosso principe e o deixa na cama mesmo, ou seja adotamos a cama familia. ( depois faco um post so sobre isso).
Voltando ao nosso mito acima, bebes que sao aplicados as tecnicas de treinamentos para dormir tende a ser mais medrosos, e menos independentes, mas rebeldes.
Dr. Gonzales em seu livro Bechame mucho, mostra varias resultados de estudo feito com maes em tribos, onde os filhos andam o tempo todo com as maes, dorme com elas e nao sao deixados sozinhos nem por um segundo, eles sao mais obdientes, que as criancas que dormem ou ficam separados dos pais.
As maes se admiraram quando foi souberam que os pais norte americanos diziam algo para seus filhos, para eles nao fazerem e mesmo assim eles faziam, elas disseram que com seus filhos elas falam uma so vez, nao faca isso por que nao e bom e faz doi doi, eles obedeciam imediatamente.
MITO 06: Deixar bebes chorar:
Como ouso isso de amigos queridos que querem me ajudar, mas como meu coracao e mole nao aguento deixar Zach chorar.
Andei fazendo pesquisas sobre o tema, ate mesmo o medico que defende a ideia de deixa-los chorar para treinamento de DR.Ferber, ja nao defende mais, voltou atras de sua teoria, mas infelizmente ainda tem muitas maes que ainda segue estes metodo, antigo e nada sadio para os bebes, ( depois farei um post so sobre esse tema).
Muitas pessoas ainda usam o metodos o livro nana nenem, um livro que como ja falei em post anterior gerou ate um movemento internacao contra ele.
Existe muito mais sobre isso, talvez seria tema para um post muito logo, prometo estar sempre alerta para essa mito e realidade dos bebes.
Existe varios metodos para cuidar de nossos filhos, eu escolhi o melhor para ele de acordo com minhas percepcoes, porem e o mais dificil, exige muito de nos, exige que abrimos mao de muitas coisas, eu como uma boa brasileira adoro um novela, e nao estou podendo ver nada de tv a noite a partir das 19 horas.
Mas e um boa causa.
A mais nova realidade de Zachary e mamar deitado, ja me peguei em cada situacao, a noite eu nao me dou o trablaho de levantar para amamenta-lo, apenas viro-o e coloco a mama em sua boca, ele adoro isso por que tambem nao e incomodado, e isso ele esta levando para toda situacao quando ele tem sono, ja estive em casa de amigos que sem a menor cerimonia pedi uma cama para dar mamada a ele.
Outro dia fomos a uma festa, zach chorava muito, eu ja nao sabia o que fazer dava peito e nada, ele chorava, e nao queria mamar, dirigimos por uma hora direito e ele chorando, eu ja estava tao estressada, chegando em casa, apenas deitei e dei-lhe mamada, pronto ele dormiu feito um anjo do Senhor, ( alis ele eh um).

Nenhum comentário: