Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

E colo vicia?
Quando meu bebe chora eu imediatamente sigo meu instito e o pego, muitas pessoas me dizem que estou viciando mal meu filho, ele vai ficar acostumado ao colo, e eu terei problemas mas tarde, no inicio isso me causava uma tremenda confusao, e duvidas, o que devo fazer? deixr meu filho chorar, algumas pessoas ate dizem que chorar e bom para eles e vice-versa.
Segundo, Clarice Skalkowicz Jreissati (Psicóloga).
O colo é um jeito inteligente que a natureza inventou de dar ao bebê conforto e amor, do mesmo jeitinho que era dentro do útero. É isso mesmo, quando seguramos um recém-nascido no colo, damos contenção, segurança, calor, e o bebê tem a possibilidade de ouvir bem de pertinho aquele som tão conhecido – o coração da mamãe.
Por isso ele pára de chorar.
Segundo ela, O que caracteriza o nascimento de uma criança é o corte do cordão simbiótico, mãe para um lado, bebê para outro. Esse é o parto fisiológico.
Mas a mulher leva um tempo para lidar com isso, para entender que seu filho nasceu, durante algum tempo ainda sente falta da barriga e de estar grávida. Com o bebê é a mesma coisa: ele ainda não sabe que nasceu e leva de 3 a 4 meses para começar a entender que toda vez que chora, a mãe vem de fora para atendê-lo. Sua fantasia inicial é de que ele mesmo "resolve" todos os seus problemas: cada vez que chora, a fome, o frio e a dor vão embora .
Portanto, podemos abusar do colo durante os primeiros meses, até mesmo porque daqui a muito pouco tempo ele vai para o chão brincar e dificilmente retorna ao colo.
Mas segurar seu filho no colo exige técnica, não é de qualquer jeito. Ele precisa estar bem aconchegado, confortável, seguro, mas sem estar apertado, próximo a mãe. É importante que exista o contato olho no olho; o recém-nascido precisa ver a sua mãe, pois é para ela que vai sorrir pela primeira vez e é dela que vai receber seu sorriso de resposta, tão importante para estabelecer sua primeira forma de comunicação que vai determinar sua relação com as pessoas pelo resto da sua vida. Criança que sorri e não recebe o sorriso resposta da mãe, desiste...
Bebê que chora no berço está solicitando ajuda, não necessariamente quer colo, às vezes só uma palavra de conforto, uma mão amiga para tocá-lo....
Dar colo ao seu filho é dar amor. É ensinar a primeira e a mais importante forma de comunicação dos seres humanos: afeto.
Abraçar é aceitar, é uma forma de dizer o quanto ele é bem-vindo, amado e desejado .
Através do colo você pode plantar a semente de um mundo mais compreensivo e humano.
No livro "Nana Nenê", dos escritores Eduard Estivill e Sylvia de Béjar, que vem causando polemicas, o livro orienta as mães a fazer o ritual do sono, que consistia em dar um banho no bebê, trocar toda a roupa do berço, enquanto conversavam com o pequenino. Se o mesmo chorasse, não era para pegar no colo. A criança acabaria dormindo por exaustão, de tanto chorar.
Sabemos que o bebe quando nasce leva um tempo para de estabelecer nessa nova vida, e para isso a mae e de suma importancia, e a unica forma de comunicacao dele, para dizer se estar insastifeito com algo e atraves do choro.
Comparo isso com a mesma experiencia que temos ao sair de nossa terra natal e viver em outro pais, com uma nova culura, novo modo de vida, passamos tempo sentindo falta da familia dos amigos, enfim de nossa vida que deixamos para tras, e normal ficarmos mais carentes, precisar de carinho atenção e amigos ao redor, sei isso por que passei por isso e ainda estou me adaptando a nova vida, então quem melhor do que eu para compreender o que passa meu pequenino.
Quando ZAchary chora e vou correndo pega-lo, mas claro que, existe choros e choros, quando ele so choramiga, eu o deixo la e fico perto cantando e fazendo oracoes para ele, ate que ele adormece, mas se o choro aumenta o pego no colo e balanço ate ele se acalmar.
Depois de um tempo podemos identificar os tipos de choros, choro de fome, de sono, e dor, de somente colo ou somente ouvir avoz da mãe, o importante e estarmos atentos para as necessidades de nossos pequeninos e sabermos a hora de pegarmos ele no colo, seguir no instito de mãe, nunca iremos fazer nada contrario aos seus desejos.
A medida que o bebê vai crescendo, ele se torna mais independente, e não vai querer tanto o colo. O apego inicial por carinho e atenção, dá lugar à percepção de um mundo novo, cheio de cores, sons e novidades que a criança está prestes a descobrir. Vem a fase de engatinhar, os primeiros passos, depois a escolinha. Aí é nós que iremos sentir falta daqueles dias de colo. o mais importante é lembrar que o bebê precisa, desde que nasce, estabelecer essa comunicação olho no olho, com o sorriso da mãe. Esse contato vai determinar a relação da criança com o mundo e as pessoas durante o resto de sua vida.

Nenhum comentário: