Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

As aprendizagens de uma mae!
Beneficos de dormir, dar colo e mamda em livre demanda para seus filhos.

Hoje vou falar sobre o que aprendi neste pouco tempo de mae, como ja disse antes Boyd e Eu chamamos Zach de nosso pequeno Grande Mestre, temos aprendido muitas coisa nesse curto espaco de tempo.
Antes de ter filho, eu nunca cuidei ou ajudei alguem a cuidar de criancas, minha irma tem dois filhos, e o filho mais velho dela O Bruno hoje com 14 anos eu ajudei um pouco, por que ela teve parto cesario entao minha mae a levou para nossa casa, eu adoro aquele garoto, mas depois minha irmao teve uma menina 7 anos depois de Bruno, essa ela ficou em casa mesmo, a Bianca ( nome da filha dela), sempre dormia com minha e irma e o esposo, e minha irma sempre ouvindo que nao era bom isso ela tava acostumando mal a garota, e eu tambem concordando com as pessoas sobre isso e aconselhando minha irma a nao deixar ela Bianca dormi com eles, mas ela nunca mudou isso, hoje a Bianca tem 9 anos e ainda dorme com eles.
Pois bem, quando eu fiquei gravida tratei de arrumar o quarto do meu filho, por que crianca tem que dormi sozinha para ser independente. Um dia liguei para minha mae e disse que tava organizando o quarto de Zach, ela perguntou ele vai dormi sozinho? eu disse sim tem que ser assim, ela disse: Mas voce nunca dormiu sozinha, dormiu comigo ate os 15 anos e mamou ate 5 por que voce vai deixar seu filho dormi sozinho?
Eu sempre ouco Boyd dizer que eu fui mimada e que Bianca e igual a mim, ele disse que foi por isso, por que dormi com mamae e mamae muito, eu costumo dizer a ele que nao somos mimadas comos amadas, e se toda crianca mimada fosse como Bianca eu queria ter uma, a Bianca e uma menina otima, muito educada calma e amorosa com todos, e decidida sabe o que quer, mas nao forca a barra se dizemos que nao podemos lhes dar algo ela nao reclama, e na escola e uma das melhores minha irma sempre tem boas noticias dela na escola e no bale uma pricesa, o Bruno e um menino independente e decidido, inteligente e muito resolvido e alem do mais um artista que promete.
Mas eu nunca havia reparado isso, minha mae nao estudou em escolas, minha irma so terminou o segundo grau e nao fez faculdade, eu fiz faculdade de educacao, e mesmo na faculdade eu sempre ouvia que nao se pode dormi com filhos, ou dar colo, deve ser deixado chorando para "NAO ACOSTUMAR MAL", hoje sou mae, perguntem-me se eu deixei meu filho dormi no quarto dele sozinho, se eu nao dou colo sempre que ele chora ou que nao dou mamada em livre demanda, pois eh exatamente isso, ele dorme comigo na minha cama, sempre que chora eu pego e nao tem hora para mamar, ele mama quando quer, ouco criticas do tipo : voce ta acostumando mal seu filho, meu marido ate ja desistiu por que eu ouco meu instito de mae, eu faco o que meu coracao manda.
Ja disse uma vez mae nao se faz se acha, e esta em cada mulher ser mae.
Fazendo pesquisa sobre dormir com bebes, eu percebi que a teoria de dormir com bebes faz mal era apenas suposicoes e nada comprovado cientificamente, e pesquisa mostraram que bebe que dorme com os pais sao mais independete e seguros, e emocionalmente mais equilibrados.
Achei alguns trabalhos científicos onde os autores acompanharam por vinte anos as características de bebês que haviam se tornado “independentes” no conceito ocidental (não chora e dorme muito), com outros que viviam em comunidades alternativas e que tiveram um contato maior com os pais, inclusive dormindo juntos. Não se encontrou evidência social, cognitiva, emocional ou fisiológica que demonstrasse alguma vantagem em bebês que dormem sós. Por outro lado, os bebês que dividiram a cama com os pais tinham menor representação em grupos com doenças psiquiátricas, demonstravam um melhor conforto com a identidade sexual, eram adultos mais independentes, com melhor controle emocional e de estresse (Heron, 1994).
Hoje as pesquisas mostram que dar colo, e dormi com filhos, mamada em livre demanda , contribui e muito para desenvolvimento PSICO-EMOCIONAL da criancas, elas tem menos depressao, menos sidrome de panico, sao mais quilibradas, do que as criancas que foram deixadas chorando, para apreder dormir sozinha por exemplo, deixar uma criancas chorar chega a ser tao grave quando tirar uma vida, e triste que muitas pessoas ainda compartilham dessa teoria de que devemos deixar ela chorar ate aprender a dormi.
Especialista em saúde mental alerta que os conselhos populares para ignorar as lágrimas de seu filho podem causar prejuízos para a vida inteira.
Programas como Super nanny (Jo Frost) e livros como o de Dr. Spock, Dr. Ferber, Gina Ford ou Dr. Estivill podem sabotar o desenvolvimento de uma criança, com o reconhecimento de que conselhos de que uma criança deve ser deixada chorando pode causar danos psicológicos.Quando se trata de debates acalorados entre multidões no mundo sobre como é a melhor maneira de criar um bebê, há uma nova teoria que usa escaneamentos cerebrais para argumentar que o choro controlado (treinamento para dormir) não somente danifica os cérebro dos bebês como também produz adultos raivosos e ansiosos. Nota: o psicólogo Abraham le Roux de Cape Town aponta que os resultados de forçar os bebês a se auto confortarem ( necessário para o treinamento de dormir), são tambem seriamente preocupantes. Mais tarde como adultos essas pessoas deverão continuar a se autoacalmar, e os calmantes usados podem incluir álcool, drogas, comer demais compulsivamente, obscessão por sexo, etc. Se você ignora o choro de uma criança, mandam-os calar a boca ou coloca-os em um quarto sozinho, você pode causar danos sérios em seu cérebro em um nível q pode resultar em neurose severa e problemas emocionais mais tarde na vida, disse a profa. Margot Suderland.
Baseado em seus estudos de 4 anos de escaneamento cerebral e pesquisas científicas, Sunderland roga aos pais para que rejeitem as teorias modernas de especialistas em bebês como Gina Ford e Jo Frost do programa Supernanny, que pregam disciplina rígida, rotina e "choro controlado".O livro de Suderland, “A Ciência de criar os filhos” (The science of parenting) sera publicado no final de 2006 pela editora Dorling Kindersley na Inglaterra. Fornece um guia passo a passo sobre como reagir a toda mudança de humor de uma criança, até mesmo a melhor maneira de abraçar um bebê incomodado.A verdade crua é que o estresse não confortado pode causar danos ao cérebro em desenvolvimento da criança , disse a prof. Sunderland, que é diretora de educação e treinamento no Centro para Saúde Mental infantil em Londres. Ela acredita que os pais frequentemente não dão reconhecimento adequado às aflições dos seus filhos.Enquanto a importância do toque, afagos e acalmar fisicamente seus bebês é soberana, ela tambem alerta os pais dos perigos de tentar minimizar a raiva e estresse emocional dos seus filhos Os pais não deveriam nunca tentar persuadir seus filhos de parar de sentir alguma emoção, ela diz. Mesmo que seu filho esteja vendo uma situação de um jeito completamente diferente do seu, é importante provar a eles sua empatia através de linguagem e expressões faciais."Se seu filho está angustiado, você vai piorar e não reduzir sua sensação de incômodo se não levá-lo a sério, do mesmo modo que gostaria que fizessem com seu incômodo
Sunderland oferece os seguintes conselhos aos pais: - Não tente mudar as emoções da criança, mesmo que você ache que essas emoções sejam extremas e irracionais para sentir.- Não minimize suas emoções: mostre através do toque, tom de voz e expressões faciais que voce entende a intensidade e qualidade daquilo que estão passando.- Seja seu apoio emocional: seja agradável e calmo.- Abrace-os: o toque é vital para acalmar e suavizar uma criança.Leitura recomendada:Gerhardt, Sue. (2004) "Why Love Matters: How Affection Shapes YourBaby's Brain", Brunner Routledge, New York and Hove.
Espero que as maes que vejam este blog, e que nao sabiam disso gostem, porque eu adorei saber que nao estava errada, em cuidar do meu pequinho com muito colo.

Bem Zach acordou tenho que sair, depois escrevo mais sobre este assunto que me deixou estremamente feliz.

Nenhum comentário: