Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ansiedade da Separação – Real ou Imaginado?

Meu filho está nesta tao famosa ansiendade da separação que acontece aos 8 meses em todos os bebês, o mais incrivel é que poucas pessoas que conheço sabem dessa fase ou dos Picos e Saltos de desenvolvimento.

A Ansiedade da separação existe e não é manha dos bebês, eles sofrem mesmo, eles perecebem aos 8 meses que somos ( mãe e filho) duas pessoas diferentes, e separadas, e isso para ele é sofrimento.

Meu filho está assim, quer sempre estar comigo, fico muito cansada, pois além disso esta fase afeta o sono deles, e as vezes estamos tao estressados, e nos deixa mais ainda estressada sao so comentários do tipo, ele faz manha, ele precisa chorar, sei que todos querem ajudar, mais importante do querer criar bem um filho e saber as fases dos mesmo, eles noa vem com manual de instruçoes, eles não podem dizer o que passa com eles, e saber dessas coisa é muito importante.


Separação da Ansiedade é uma experiência bastante real – e comum – pela qual a maioria das crianças de aproximadamente 8-16 meses passam. Uma criança dessa idade não é capaz de entender o que a ausência dos pais significa. Para uma criança muito pequena, “fora de alcance da visão” pode ser conceituado como “embora para sempre”. Entre as idades de 4 a 6 anos, o nervosismo e a ansiedade associados com a Ansiedade da Separação ainda não desapareceram por completo.

Toda criança precisa de um período de ajuste, no entanto, e paciência e compreensão são necessários para confortar a criança ansiosa. Sintomas da Ansiedade da Separação podem incluir que a criança é “um grude” e uma relutância de ser deixado em um lugar não familiar, como uma creche ou escolinha. Algumas crianças têm um medo genuíno de novos ambientes e faces desconhecidas.

Ansiedade da Separação – Como posso ajudar minha criança a superar?
Crianças precisam de ajudam quando superando a Ansiedade da Separação. Eles precisam ter certeza que o pai, mãe ou responsável vai embora mas vai voltar de novo. Muitos pais são hesitantes em deixar seu filho sob os cuidados de outra pessoa. Deixá-los, no entanto, pode ser um passo na direção certa para ajudar a criança a socializar e ganhar confiança, não só nos pais, mas no mundo fora de casa.

Casos mais extremos de Ansiedade da Separação são geralmente associados com o desconforto dos pais ou responsáveis em deixar a pequena criança. As crianças são rápidas em perceber o nervosismo dos pais que estão manifestando sua própria ansiedade em separar-se da criança. Um pai que permanece calmo e que dá segurança é um que vai encorajar seu filho a aceitar indivíduos de confiança e o novo ambiente.

Um comentário:

Unknown disse...

Conceição,

Como você superou esta fase? Estou muito cansada e estressada.
Voltei a trabalhar a 30 dias e meu filho que está agora com 8 meses, desde então não dorme mais direito.

Só dorme se eu ficar "grudada" com ele, ou seja, na minha cama.

Se colocá-lo no berço ele acorda e chora muito.

Mas o que mais me preocupa é que ele tem dormido muito pouco e tem ficado estressado/irrritadiço durante todo o dia.

Optei em deixá-lo em casa com a babá, por causa do vínculo afetivo, e inciei o processo quando ele tinha apenas 45 dias.

Ela está conosco esse tempo todo, e 2 meses antes de voltar a trabalhar fui saindo de casa em periodos pequenos pra ele ir acostumando.

Procuro dar banho à noite sempre no mesmo horário, ou seja, acalmá-lo e criar uma rotina. Mas, nada parece resolver.

Segue meu e-mail caso você tenha mais dicas: rachel.serrat@gmail.com

Obrigada!