Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O amor não escolher hora, lugar nem idade. Quando ele acontece, todas as barreiras se tornam meros detalhes.

A necessidade de amar é inerente à condição humana. É uma experiência que tem suas raízes nos primórdios da existência, quando aprendemos a amar e a sermos amados pelos nossos pais. Na fase adulta, procuramos uma parceira para darmos continuidade ao exercício do amor, que já conhecemos de longa data neste ciclo da vida.
Amar e ser feliz resumem o binômio mais desejado pelo ser humano. Neste propósito é comum as pessoas não se importarem com as diferenças, desde que alcancem as realizações almejadas. O que ocorre é que nem sempre as situações são tão simples assim. As discriminações dirigidas às raças, religiões, opções sexuais e diferenças de idade nos relacionamentos ainda não foram totalmente superadas, nem apaziguadas, até o momento atual. Ainda se observa que muitas das uniões envolvendo pessoas com grandes diferenças de idade tornam-se alvos de comentários, no mínimo pejorativos. E uma pergunta fica no ar: porque ainda nos causa estranheza ver pessoas mais velhas se relacionando com outras mais jovens?
A terapeuta sexual e de casais, Margareth de Mello Ferreira do Reis, define nossa cultura como possessiva, pois as pessoas tendem a procurar alguém para supri-las em suas necessidades e não para complementá-las numa relação amorosa. "Em um relacionamento, devem existir projetos e realizações em comum, assim como é preciso que ambos tenham a capacidade para negociar as diferenças, fazer acordos que enriqueçam o vínculo e concessões sempre que necessário para o bem-estar dos dois", aponta.
Os relacionamentos com diferença de idade podem enfrentar barreiras quase intransponíveis quando a necessidades dos parceiros seguem caminhos divergentes. Um exemplo disso é quando o cônjuge mais velho, muitas vezes inconscientemente, tenta resgatar com a pessoa mais jovem sua juventude perdida. Em contrapartida, a mais jovem pode buscar na pessoa mais velha a segurança semelhante a oferecida pelos pais.
Segundo Margareth, a fácil aceitação social dos relacionamentos de homens mais velhos com mulheres jovens é um resquício de uma sociedade patriarcal, que permite ao homem não somente ter uma mulher mais jovem, como engordar e até mesmo envelhecer sem ser recriminado.
Quando a enfermeira Silvia Xavier, 24 anos, apresentou Jorge Xavier, 40 anos, À sua família, imaginou que pudesse haver oposição ao namoro. Mas em momento algum os familiares adotaram essa posição. "Estamos casados há dois anos e meus pais sempre cobram a chegada do neto, mas o Jorge acha que primeiro temos que curtir a vida a dois" diz Silvia satisfeita.
Outro exemplo de felicidade é o casamento de Doroti D´Arrigo, 61 anos e Léo Enzo D´Arrigo, 78 anos. Casados, há 36 anos, o segredo do sucesso, segundo eles, sempre está no fato da relação ter sido baseada em muita confiança e amor. "Nosso casamento foi firmado em sentimentos e objetivos totalmente partilhados e as diferenças foram e são superadas com muito diálogo" relata Doriti.
Mas num relacionamento em que a mulher é mais velha, a intolerância social é maior. De acordo com Margareth, a mulher madura é vista predominantemente como mãe pela sociedade. 'E quando esta mulher procura um homem mais jovem para se relaciona, ele deixa claro que sua busca é pela realização afetiva e sexual. E, infelizmente, mesmo numa sociedade moderna, "a família e os amigos tendem a estranhar essa relação, o que resulta numa rejeição" finaliza a terapeuta.
A pedagoga Renata Augusta de Oliveira, de 30 anos, conta que quando foi viajar pela primeira vez com o noivo Alexandre Gonçalves da Silva, de 19 anos, a mão dele ameaçou entregá-los à policia, sob a acusação de aliciamento de menores: Alexandre na época tinha 16 anos.
Se Renata e Alexandre não tivessem certeza do que um sente pelo outro, a relação não teria se desenvolvido. "Apesar da diferença de idade, o Alexandre me completa e posso afirmar que quero continuar crescendo junto com ele", diz Renata.
Mais uma vez, como em tantos outros casos, o sentimento acabou dando a força necessária para enfrentar as dificuldades. É por essa razão que o que se deve avaliar não são as diferenças, mas sim o objetivo de realização do casal. Muitas das barreiras encontradas podem se tornar fortalecedoras do relacionamento, criando entre os parceiros um vínculo especial que os fará romper o preconceito. É dessa experiência de entrosamento nas escolhas e decisões da vida a dois que o casal se une e desenvolver a cumplicidade. É assim que a maioria faz da discriminação social um motivo para a união cada vez maior. E o que era para ser um grande problema, acaba se transformando na força da relação.
Além disso, Margareth alerta que a vida a dois para ser bem-sucedida precisa de criatividade. "Organizar surpresas que melhorem e movimentem a intimidade, o diálogo e o respeito são temperos indispensáveis para a vida compartilhada" finalista a terapeuta. Neste sentido, a idade é apenas uma das inúmeras variáveis que precisam ser bem administradas no relacionamento amoroso.

PS : O texto nao e meu achei em um documento nao vi nome de autor, porem achei muito interessante
OS DEZ PASSOS PARA A PROSPERIDADE

Todo o ser humano tem como parte de sua natureza o desejo de prosperar, mas infelizmente são poucos os que conseguem. A maioria permanece por toda a vida no mesmo lugar e, às vezes, até regride. O ser humano engana-se quando pensa que prosperidade é apenas riqueza material. Ter prosperidade significa ter uma vida abundante em todos os sentidos: pessoal, profissional e espiritual. No caminho que leva à prosperidade, há dez passos essenciais que auxiliam em nosso equilíbrio e crescimento e o de todas as pessoas que nos rodeiam.
1o - Ter objetivos de vida.
2o - Desenvolver a auto-estima.
3o - Aprender a utilizar a mente.
4o - Ter uma personalidade agradável.
5o - Desenvolver a persistência.
6o - Ter flexibilidade para mudanças.
7o - Melhorar a vida das pessoas.
8o - Conhecer e usar os dons e talentos.
9o - Trabalhar com amor.
10o - Conversar com Deus.Sentir a presença de Deus, independente da religião ou seita que se segue, é estar em contato com toda a abundância existente. Devemos saber entregar-se a Ele, perceber que somos abundantes por natureza e que a prosperidade é como um oceano, onde cada um pega o que o coração permite. E lembre-se: um coração livre, puro e bondoso é capaz de desfrutar de todo oceano, enquanto corações pobres e egoístas disputam para pegar baldinhos de água, se esquecendo que já tem o oceano. Esta é uma das principais atitudes que limita a humanidade a prosperar. Uma pessoa não morre afogada por cair na água, mas por ficar debaixo dela. Nunca deixe o desânimo predominar em sua vida. Vá à luta! A maior virtude da vida é que ela pode ser reconstruída a qualquer momento. Coloque tijolos de fé sobre um alicerce de entusiasmo. Pinte com cores alegres e decore com gestos de bondade.

Marcelo de Almeida