Familia Staszewski

Familia Staszewski
Boyd, Conceicao e Zachary

terça-feira, 28 de abril de 2009

Beneficios da Cama Familiar!

DEZ RAZÕES PARA DORMIR PERTO DE SEUS FILHOS

Por Jan Hunt, Psicóloga Diretora do "The Natural Child Project"1.

Uma família que dorme unida tira vantagem da facilidade com que um bebê pode ser amamentado, pois não é necessário buscar o bebê em outro quarto para amamentá-lo. Uma mãe que amamenta em uma "cama familiar" pode alimentar seu filho facilmente sem estar totalmente desperta e assim não deixa de obter o repouso de que necessita. Assim, dormir em família incentiva as mães a prolongarem a amamentação e todos os seus inumeráveis benefícios por mais tempo.
2. Falhas respiratórias são normais nos primeiros meses de vida e se não forem evitadas ou cuidadas podem causar a "síndrome da morte súbita infantil" (SMSI). Pesquisas recentes sugerem que dormir acompanhado pode ajudar a evitar essa triste ocorrência de duas maneiras. Primeiro, pequisas recentes mostraram que a respiração da mãe dá importantes pistas para o filho lembrar de puxar o ar depois de uma expiração, evitando assim a ocorrência da SMSI. Segundo, mesmo que esse sistema falhe, a mãe está próxima para ajudar, acordando a criança. Uma mãe que amamenta tem com seu filho ciclos de sono e sonhos coordenados, o que a torna altamente sensível ao bebê. Se estiverem dormindo próximos, ela acorda automaticamente se houver uma falha respiratória mais longa. Mas se o bebê estiver sozinho, esta intervenção salvadora não será possível.
3. Em geral se considera a sufocação como um risco de se dormir em família. Mas esse risco só existe em duas situações: um bebê dormindo em um colchão de água, que o impede de se erguer quando necessário, e pais muito intoxicados com álcool ou drogas para atender a criança. É evidente que uma criança que sufoque por qualquer motivo (uma fita do pijama que se enrole no pescoço, vômitos durante o sono ou crises de asma) tem muito mais facilidade em acordar seus pais se estiver dormindo perto deles do que se estiver dormindo em outro quarto.
4. Qualquer perigo noturno é reduzido, se a criança tiver um adulto próximo. Crianças e bebês morrem em incêncios, sofrem abuso sexual de parentes em visita, caem da cama, são atacados por animais de estimação, sufocam com vômito e podem ser feridos ou morrer de vários modos que poderiam ser evitados por um pai ou uma mãe próximos.
5. Em geral se tem a impressão errada de que dormir em família facilita o abuso sexual da criança por um dos pais. Mas a verdade é o oposto. É bem menos provável que os pais que criam profundos laços afetivos com seus filhos permanecendo próximos e disponíveis tanto de noite como de dia, tenham atitudes agressivas de qualquer tipo contra as crianças que eles amam e cuidam. Por outro lado o fato de uma criança dormir sozinha jamais foi uma boa proteção contra um pai ou uma mãe com intenção de abusar sexualmente, e pode mesmo facilitar a manutenção do segredo de um dos pais.
6. O sono em conjunto também pode evitar a agressão da criança ajudando toda a família a obter o repouso necessário, principalmente quando a criança está sendo amamentada. A criança não precisa sofrer desnecessariamente nem chorar para chamar sua mãe, e a mãe pode amamentar semi-desperta. Toda a família acorda descansada, sem os ressentimentos das noites perturbadas pelo choro do bebê. É mais fácil um pai ou uma mãe exaustos agredirem o filho do que se estiverem descansados e tiverem compartilhado o sono tranqüilo da criança durante toda a noite.
7. O choro é um sinal que a natureza inventou para perturbar os pais, de modo que as necessidades da criança sejam atendidas. Mas o choro prolongado cria tensão para toda a família. Quanto antes as necessidades do bebê forem atendidas, mais tempo o bebê e toda a família poderão repousar, e mais energia terão no dia seguinte. Uma mãe que dorme junto do bebê pode utilizar as reações insitintivas que uma mãe tem ao primeiro soluço de seu filho, e com isso evitar a necessidade de choro forte que é tão desconfortável para o bebê quanto para os outros membros da família.
8. Um sentimento profundo de amor e confiança costuma se desenvolver entre irmãos que dormem próximos, diminuindo a rivalidade entre os irmãos durante o dia. Irmãos que compartilham tanto a noite quanto o dia têm mais oportunidade de construir um relacionamento profundo e duradouro. Bebês e crianças que são separados de outros membros da família durante o dia (pais que trabalham, irmãos que vão à escola) podem se refazer parcialmente dessas ausências e reestabelecer vínculos emocionais importantes passando a noite juntos, além do agradável início de manhã em família que em geral não seria aproveitado em outra situação. É claro que trabalhar em casa e desescolarizar podem reduzir as separações e aprofundar os laços familiares durante o dia, assim como o dormir em conjunto faz à noite.
9. Pesquisas sobre adultos em coma mostraram que a presença de outra pessoa no quarto melhora significativamente a freqüência e o ritmo dos batimentos do coração e a pressão arterial. Parece razoável supor que crianças e bebês também desfrutem desses benefícios à saúde dormindo com outras pessoas no quarto.
10. Uma criança que é igualmente cuidada de noite e de dia recebe confirmação constante de amor e apoio, em vez de precisar lidar com medo, raiva e sentimento de abandono noite após noite. Crianças que se sentiram seguras dia e noite ao lado de uma mãe ou de um pai amoroso irão se tornar adultos que lidam melhor com as tensões inevitáveis da vida. Como John Holt assinalou com eloqüência, ter o sentimento de amor e segurança no início da vida, em vez de "estragar com mimos" uma criança, é como "dinheiro no banco": um fundo de confiança, auto-estima e segurança interior a que a criança pode recorrer para enfrentar os desafios da vida.
Quer mais razoes??? Para mim e suficiente!!!






Cama Compartilhada de nossa Familia..

Familia Staszewski

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ebaaaaaaa..Problema resolvido!!!

Gente depois de bater cabeca como resolver o problema do Zachary nao gostar de dormi no berco..e eu claro nao perdendo a oportunidade de dormi com meu pimpolho.. O pai coitado nao consegue dormi com ele tem medo de sufoca-lo, entao ontem ele disse o Zachary vai dormi no quarto dele, assim voce nao escuta os barulhos dele e dorme tambem, eu fiquei protelando isso, e muito angustiada por que nao quero dormi longe do meu principe e nem do meu marido... Ah hoje depois de pensar muiiiiiiiiiito, quabrei cabeca como ia fazer, finalmente percebi que a solucao sempre esteve em minha frente, nao quarto do Zach tem uma cama de solteiro..conclusao coloquei a cama no meu quarto junto da nossa ( depois mostro a foto), e estou muito feliz por que agora temos uma biiiiiiiiiiiiiiiggg cama familiar..... assim nao dormiremos separados.

E Zachary agradece!!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mundo de Zachary parte - II

Aqui estou eu novamente para falar do mundo de Zachary, cada dia e uma nova descoberta, eu fico encantada com cada novo dia, ele se mostra mais e mais desenvolvindo e inteligente, ele e um menino tao doce, amavel e tranquilo, mas ja sabe o que quer, parece loucura eu dizer isso, el so tem 4 meses, mas e assim mesmo, bom cada um de nos ver somente aquilo que quer, eu o vejo assim, independete inteligente.
Zach adora chamar atencao, eu nao posso sair dos seu campo de visao, ele logo percebe que esta so e comeca a reclamar, criancas adora chamar atencao, e as vezes nos adultos nao sabemos perceber esta forma deles nos dizer algo, algumas vezes nos aborrecemos com elas, dizemos nao sem explicacao, damos " limites", mas nao e isso que eles querem ouvir, eles so querem mostrar para nos que estao ali, nao importa a idade, elas sao assim, adoram sentir que sao amadas, admiradas, e que vibramos com cada situacao por elas apresentadas, e um universo fantastico das criancas, e nos so precisamos saber interpreta-lo, aceita-los.
Zachary nunca dorme durante o dia, mas recentemente percebi que se eu deitar com ele, dorme, porem eu tenho que deitar e dormi tambem, ele percebe quando saio da cama, ele acorda logo, isso comecou de uns dias para ca, ele sempre dormiu sozinho em seu balanco, ele nao usa berco, na verdade ele nao usa nem a noite, aqui em casa adotamos a cama familiar, domimos todos juntos, tem dias que acordo toda torta, mas ja acostumei, tudo comecou por ele ter um sono muito agitado, e acordava chorando isso nos assustava muito, ele fica muito inquieto sozinho, e eu ja nao aguentava ficar debrucada no berco para pega-lo, amamenta-lo e continuar la ate pegar num sono mais profundo, entao eu disse, ja nao mais ouvirei niguem sobre isso, meu filho vai dormi comigo e pronto, e assim fiz, Boyd no inicio reclamou, chegou ate dormi com ele em outro quarto, mas bebe deve estar esta perto da mae, muitas pessoas nos dizem que nao e bom, quero fazer po que e melhor para meu filho e para ele nesse momento o melhor sera ele dormi comigo, assim ele quis, assim ele decidiu e assim farei ate quando ele quiser.
Quando fiquei doente e nao podia dar amamentacao Zachary passou 12horas com fome, por que nao queria formula, ele simplesmente odiou a ideia, ate que fui para casa de minha amiga que tem uma filha de 1ano para amamenta-lo.
Voltando em dormi junto com nosso filho, muitas sao as pesquisas feitas sobre isso, nao irei me alongar nisso ate por que o topico nao e sobre isso, e ja ate falei disso anteriormente, mas sem muitos detalhes, porem colocarei aqui so um trecho de um texto sobre o assunto.
"Quando dormem juntos, a mãe, ainda sonolenta, precisa auxiliar o bebê a adormecer no meio da noite após uma mamada. Mas os hormonios tranquilizantes liberados na mãe e bebê na amamentação ajudam a mãe a voltar a dormir (quem não se lembra de sentir relaxada e sonolenta após uma sessão de amamentação né?)Ou seja, quando se dorme com o bebê geralmente não existem acordadas totais com muito choro, não existe aumento na adrenalina, tentativas de ficar acordado enquanto o bebê mama, tentativas de colocar o bebê que tava quentinho nos braços da mamães de volta no berço gelado (promovendo mais adrenalina nessa transferência de local e mais choro) e então tentar adormecer novamente, já temendo a proxima chamada para proxima mamada. Hormonios do stress são presentes em niveis mais baixos em mães e bebês que dormem juntos, especificamente o balanço do hormonio CORTISOL, cujo controle é essencial para crescimento saudavel do bebê."
verdade Zachary nem acorda, ele ja so abre a boca e vira para o lado, e um espetaculo ver tudo isso.
Mas voltando quando me nao dorme durante o dia sou obrigada a deitar com ele e tentar domir tambem , por mais que eu queria aproveitar estas horas para cuidar da casa, mas na verdade e que ele esta me obrigadando a aprender a dormi durante o dia, no qual e muito bom para mim, eu nunca durmo durante o dia por que acho que seria perda de tempo com tanta coisa para fazer, mas eu estou aprendendo a deitar e ficar la com ele, para prolongar o soninho dele, ja que dormi durante o dia e muito importante para os bebes, influencia na qualidade de vida dele, sono atrai sono e quanto mais ele dorme melhor sera a qualidade de sono dele a noite, algumas pessoas pensam que se bebe ficar cansado ele dormira toda noite, isso nao e verdade, ao contrario mais quanto cansado menor e a possibilidade ele dormi a noite.
So sei que estou amando tudo isso, cada dia descobri o mundo de meu pequeno, amo ficar com ele, domir com ele, agora ja sou eu que tou " mal acostumada", quando Boyd o leva para dormi em outro quarto eu sinto tanta falta dele, mas Boyd faz isso para eu poder dormi melhor, por que ele nem lembra que tem que mamar.
Bom ele esta dormindo agora, mas ja deu um chorinho, vou la ve-lo.

quinta-feira, 9 de abril de 2009


O universo de Zachary - Zacharylandia


A arte de ser mae e uma das mais dificil, Minha experiencia comecou apenas 4 meses mas ja posso sentir o quanto esta e uma arte delicada, que deve ser cuidadosamente estudada, o ruim disso que nao existe curso para isso, resultado aprendemos na pratica, ouvimos amigos, familiares, nossas maes com suas experiencias , lemos livros dos mais diversos autores, algumas afirmam uma coisa outro chega e diz ta tudo errado nao e assim.

O que posso ver nisso e que se nao tivermos cuidados deixamos que os outros e os medicos criar nosso filhos ( claro todos com as melhores intencoes), o fato e que cada crianca e bem diferente, eu adoro ouvir experiencias bem sucedidas das minhas amigas e sempre recorro a elas para me ajudarem, mas cada caso e unico, depois de analisar cada experiencia fica mais facil saber com qual Zachary se encaixa, as vezes ele nao se encaixa em nenhuma, a maioria das vezes. Sempre ouco minhas amigas conversarem sobre seus bebes, e eu penso meu Deus por que Zachary nao e assim, ele dorme tarde, e quando quer dormi faz um escandalo chora como se tivesse sendo espancado, eu ando falo, canto, balanco e nada, ate que as minhas forca se esgotam ai eu chamo reforco, o Super Boyd.. e meu marido e um super pai mesmo, esta sempre pronto para ajudar, e assim vamos as vezes as forcas dele acaba ai Zach retorna para mim.


Se eu contar esta historia niguem acredita em mim, algumas pessoas ate ja me disseram que nao acreditam, o Zachary e um menino doce, tranquilo, feliz, so anda rindo, e um super bebe todas que o veem se encantam com ele.


Culpa;

Ai vem a culpa por perder a paciencia algumas vezes, por que o choro dele nao e um choro normal, ele simplesmente grita dizendo quero atencao, venham logo.

Para ter uma ideia quando ele esta dormindo, e acorda eu ja corro para ficar em frente dele pata ele me ver por perto, se ele ver alguem ele abre um lindo e maravilhoso sorisso, e gratificante ficar perto dele quando acorda, porem, caso contrario os gritos sao altos, do tipo por que nao tem niguem aqui comigo? me deixaram sozinho?

Gente e uma caixa de segredo o universo de Zachary, ele e o rei absoluto.


Vicios;

Muitas amigos dizem que estou viciando ele no colo, no peito, a dormi comigo etc, etc...

Bom confesso que ja deixei de ouvir, nada funciona com ele, ele e muito independente e tem seu proprio ritmo, ele e umas daquelas criancas anti teorias. Agora deixei de lado todas e resolvi entrar no mundo dele, resolvi dar colo para, ele deixar ele dormi comigo ( ja nao aguentava ficar debrucada no berco fazendo ele dormir, entao no ato de desespero eu disse traga- o para ca, foi a solucao passamos a dormi melhor, por um tempo longo, lindas noite de sonos e sonhos... Mas acabou ele agora descobriu que pode dormi mamando, ele nao acorda sinplesmente vira de lado abre a boca e puxa minha blusa e ai de mim senao atender, mas o fato e que esotu tao cansada de ficar toda a noite dando mamada, antes ele acordava duas vezes mas tem noite que acorda 5, ontem por exemplo ele nao queria que eu tirasse o peito da boca dele. Entendo as criancas passam por uma fase nada facil para eles que se chama salto de crescimento, nestes dias e muito duro para eles e para os pais, e mais duro senao conhecemos a respeito.


Mas voltando a Zachary e seu universo, depois de perceber que todas as teorias nao funcionam com ele, resolvi ouvi-lo, e percebi que zachary e uma dessa criancas unicas que se classificam

“bebês de altas necessidades"- Segundo Dr. William Sears.


O que são “bebês que necessitam de muitos cuidados"- a história da bebê dos Sears.



Saber disso nos deixa mais tranquilo ver que nosso bebe nao e so normal, mais unico, aproveito o tempo com ele para aprender mais e mais.